sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Escândalo em Barra do Garças - MT

A Polícia Federal (PF) anunciou, na manhã desta sexta-feira (19), a Operação Atlântida, com o intuito de desarticular um esquema de fraudes em licitações e desvio de verbas federais a nível estadual.

Estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão temporária, 35 de busca e apreensão e nove mandados de condução coercitiva expedidos pela Justiça Federal em Cuiabá, Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Canarana, Novo São Joaquim e Ribeirãozinho.

A ação desencadeada é resultado de um trabalho conjunto entre a PF e a Controladoria Geral da União (CGU), que também participou de algumas diligências realizadas nesta manhã.

O desvio tinha participação de servidores públicos, incluindo funcionários da Secretaria de Infra-estrutura do Estado (Sinfra), prefeituras e um agente da Caixa Econômica Federal (CEF).

Segundo a PF, o “rombo” vai passar de R$ 38 milhões aos cofres públicos.

Conforme informações da PF, em Cuiabá, 06 pessoas já foram presas e 03 pessoas estão sendo ouvidas por força de condução coercitiva. Nesse caso, após ser ouvida, a pessoa é liberada.

O delegado federal de Barra do Garças, Eder Magalhães, confirmou que todos os 26 acusados de estarem envolvidos num esquema de fraudes de licitações e desvios de recursos federais já estão presos. Os mandados de prisão temporária foram cumpridos em Cuiabá (6), Barra do Garças (12), Pontal do Araguaia (3), Canarana (3), Novo São Joaquim (2). No município de Ribeirãozinho foi cumprido um mandado de condução coercitiva.

Segundo o delegado, a maioria das prisões aconteceu em Barra. Foram dezoito. Entre os presos, informações dão conta que um ex-secretário municipal, funcionários públicos, membros de comissões de licitações, servidores da Sinfra e da Caixa Econômica Federal.

O delegado Eder informou que o esquema visava principalmente à construção de asfalto e pagamento dos empenhos ainda tinham a ‘vista grossa’ de alguns servidores da Sinfra e da Caixa Econômica Federal que autorizavam o pagamento das obras. Os policiais cumpriram ainda 35 mandados de busca e apreensão.

Foram bloqueados os bens de 33 investigados sendo 26 pessoas físicas e 7 pessoas jurídicas. Os acusados serão encaminhados para a Superintendência da PF de Cuiabá.

O deputado estadual Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), disse que a prisão de doze pessoas no município, durante a Operação Atlântida, realizada pela Polícia Federal nesta sexta (19), deve ser só o começo. “Isso é só a ponta do iceberg”, declarou. De acordo com ele, as denúncias são tantas, que até demorou para o escândalo vir à tona.

Sob o comando do prefeito Wanderlei Farias (PR), o município foi o local onde foram realizadas a maioria das prisões. Na cidade, ainda são cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e outros cinco de condução coercitiva. A polícia investiga um esquema de fraudes em licitações, envolvendo a formação de um verdadeiro cartel entre empresas licitantes de diversas obras da administração pública.

Apesar da certeza de haver indícios que levem ao descobrimento de novos escândalos referentes à administração pública no local, Daltinho ressalta que fez questão de não acompanhar as notícias sobre a operação. “Acredito que neste caso, a polícia tem muita coisa pra poder buscar subsídios e ajudar a promover a moralização na cidade. Espero que estejam levantando coisas concretas pra não ficar só na base do denuncismo e no prejuízo moral dos envolvidos”, comentou.

Mais informações são encontradas no site O Inquisidor .

Fonte: www.oinquisidor.com.br

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

I Semana de Comunicação UFMT - BG


O curso de Jornalimo do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT está organizando, com o apoio das faculdades Cathedral e Anhanguera/Uniderp, a Semana de Comunicação. Abertura será na terça-feira, 16 de novembro, às 19h30, no Espaço Multiuso do Campus II em Barra do Garças. Logo após, haverá mesa redonda sobre o tema “Redes Sociais e Imprensa”.


Durante a semana haverá palestras, oficinas e atividades culturais. A participação do evento é gratuita e as inscrições serão apenas online. Clique no banner da Semana de Comunicação  acima para mais informações. Caso queira preencher a ficha de inscrição diretamente, [BAIXE O FORMULÁRIO] e envie preenchido para focaia.ufmt@gmail.com.


Será oferecido certificado de 20 horas a todos os participantes que somarem 75% de frequência. As oficinas acontecem a partir das 17h30 e as palestras iniciam às 19h30.


ATENÇÃO - Em virtude da inversão de horários entre as Oficinas 1 e 5: para aqueles que estão inscritos nas duas, não haverá choque de horários. Porém, para aqueles que estão na Oficina 2, precisam optar entre a Oficina 2 ou 5 no dia 17/11 (quarta-feira) que ocorrerão simultaneamente e escolher uma nova oficina para sexta-feira.

Veja a programação do evento:




16 DE NOVEMBRO


17h30: Credenciamento
19h30: Cerimônia de abertura
21h: Mesa redonda: “Redes Sociais e Imprensa”
Debatedores: Prof. Esp. Marcelo Nunes Oliveira (CATHEDRAL)
Prof. Esp. Paulo de Sá Filho (ANHANGUERA/UNIDERP)
Profª. Me. Patrícia Kolling (UFMT)
Mediador: Prof. Me Deyvisson Costa(UFMT)




17 DE NOVEMBRO


17h30: Oficinas 1 e 2 (sala 1 e 2)
19h30: Palestra “Imprensa em Mato Grosso: história e perspectiva”
Jornalista Onofre Ribeiro (Secretário de Comunicação – MT)
21:30: Atividade Cultural: Cine Pipoca e debate




18 DE NOVEMBRO


17h30: Oficinas 3 e 4 (Salas 1 e 2)
19h30: Palestra “Olhos de voyer e dedos de flaneur”
Prof. Dr. Benedito Dielcio Moreira (UFMT/Cuiabá)
21h30: Atividade Cultural: apresentação de dança de Hip Hop e debate




19 DE NOVEMBRO


17h30: Oficinas 4 e 5 (Salas 1 e 2)
19h30: Palestra “A produção de verdade no espetáculo midiático”
Prof. Me. Wilton Divino da Silva Júnior (UFG)
21h30: Atividade Cultural: Apresentações regionais de música e poesia
22h: Cerimônia de Encerramento




OFICINAS – SEMANA DA COMUNICAÇÂO


Oficina 1: A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA COMO FERRAMENTA DE PERSUASÃO
Dia: Quarta, 17/11 (ATENÇÃO: TRANSFERIDA PARA 19/11))
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Esp. Marcelo Nunes Oliveira (CATHEDRAL)

Oficina 2: COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA ESCRITA
Dia: Quarta (17/11)
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Ms. Alfredo Lopes Costa (UFMT)


Oficina 3: A TRANSGRESSÃO GRAMATICAL NA LINGUAGEM DA PROPAGANDA
Dia: Quinta (18/11)
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Profª Ms. Eloísa de Oliveira Lima (UFMT)
Resumo: Quando se elabora um texto, busca-se obter determinado efeito sobre seu receptor. No caso do gênero propaganda, o objetivo é sempre persuadir. O autor, portanto, alicerçado em seus conhecimentos de linguagem, subverte a norma, na dose certa, como estratégia comunicativa, criando efeitos de sentido que vão além das regras gramaticais impostas.
Palavras-chave: gramática, propaganda, linguagem.


Oficina 4: O PERFIL DO PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI
Dias: Quinta e sexta (18/11 e 19/11)
Ministrante: Prof. Esp. Paulo de Sá Filho (AHANGUERA/UNIDERP)
Resumo: Ao contemplar o que nos cerca, observa-se que as mudanças são intensas e constantes, diante disso, torna-se peculiar, definir o perfil do profissional do século XXI, estabelecendo assim as habilidades exigidas. Nesse processo podemos estabelecer três habilidades que são fundamentais, são elas: resolver problemas, trabalhar em equipe e saber falar em público.


Oficina 5: TERMINOLOGIA COMUNICACIONAL: uma análise de termos das especialidades de Jornalismo e Publicidade
Dia: Sexta, 19/11 (ATENÇÃO: TRANSFERIDA PARA 17/11)
Vagas limitadas: 15 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Ms. Marcelo Marques Araújo (UFMT)
Resumo: Análise terminológica de algumas definições contidas no “Dicionário de Comunicação” (BARBOSA e RABAÇA, 2008) a fim de contrapor termos do dicionário com o uso desses termos em textos da especialidade comunicação.

T exto por: Alfredo Costa
Fonte: http://www.focaia.blogspot.com

domingo, 7 de novembro de 2010

Eleições Californianas 2010

No dia 02 de Novembro de 2010 ocorreram as Eleições para governadores dos Estados americanos.

Para o estado da Califórnia concorreram o candidato dos Democratas, o ex – governador Jerry Brown, a candidata dos Republicanos (partido do atual governador Arnold Schwarzeneegger), Meg Whitman, e a candidata do Partido Verde, Laura Wells. A eleição contava com mais candidatos, porém estes foram os principais.

jerry_brown 

Jerry Brown

whitman-meg-ebay

Meg Whitman

A candidata do Partido Verde foi presa no último debate (Jerry Brown x Meg Whitman) após tentar entrar no edifício.

Apesar do apoio do atual governador, quem ganhou as eleições foi o partido Democrata, com Jerry Brown.

O candidato Democrata recebeu 4,009,280 votos, enquanto a candidata Republicana recebeu 3,088,070. Equivalentes 53,6% contra 41,3%.

O novo governador ficará no cargo até 2014, quando haverá novas eleições.