sexta-feira, 12 de novembro de 2010
I Semana de Comunicação UFMT - BG
O curso de Jornalimo do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT está organizando, com o apoio das faculdades Cathedral e Anhanguera/Uniderp, a Semana de Comunicação. Abertura será na terça-feira, 16 de novembro, às 19h30, no Espaço Multiuso do Campus II em Barra do Garças. Logo após, haverá mesa redonda sobre o tema “Redes Sociais e Imprensa”.
Durante a semana haverá palestras, oficinas e atividades culturais. A participação do evento é gratuita e as inscrições serão apenas online. Clique no banner da Semana de Comunicação acima para mais informações. Caso queira preencher a ficha de inscrição diretamente, [BAIXE O FORMULÁRIO] e envie preenchido para focaia.ufmt@gmail.com.
Será oferecido certificado de 20 horas a todos os participantes que somarem 75% de frequência. As oficinas acontecem a partir das 17h30 e as palestras iniciam às 19h30.
ATENÇÃO - Em virtude da inversão de horários entre as Oficinas 1 e 5: para aqueles que estão inscritos nas duas, não haverá choque de horários. Porém, para aqueles que estão na Oficina 2, precisam optar entre a Oficina 2 ou 5 no dia 17/11 (quarta-feira) que ocorrerão simultaneamente e escolher uma nova oficina para sexta-feira.
Veja a programação do evento:
16 DE NOVEMBRO
17h30: Credenciamento
19h30: Cerimônia de abertura
21h: Mesa redonda: “Redes Sociais e Imprensa”
Debatedores: Prof. Esp. Marcelo Nunes Oliveira (CATHEDRAL)
Prof. Esp. Paulo de Sá Filho (ANHANGUERA/UNIDERP)
Profª. Me. Patrícia Kolling (UFMT)
Mediador: Prof. Me Deyvisson Costa(UFMT)
17 DE NOVEMBRO
17h30: Oficinas 1 e 2 (sala 1 e 2)
19h30: Palestra “Imprensa em Mato Grosso: história e perspectiva”
Jornalista Onofre Ribeiro (Secretário de Comunicação – MT)
21:30: Atividade Cultural: Cine Pipoca e debate
18 DE NOVEMBRO
17h30: Oficinas 3 e 4 (Salas 1 e 2)
19h30: Palestra “Olhos de voyer e dedos de flaneur”
Prof. Dr. Benedito Dielcio Moreira (UFMT/Cuiabá)
21h30: Atividade Cultural: apresentação de dança de Hip Hop e debate
19 DE NOVEMBRO
17h30: Oficinas 4 e 5 (Salas 1 e 2)
19h30: Palestra “A produção de verdade no espetáculo midiático”
Prof. Me. Wilton Divino da Silva Júnior (UFG)
21h30: Atividade Cultural: Apresentações regionais de música e poesia
22h: Cerimônia de Encerramento
OFICINAS – SEMANA DA COMUNICAÇÂO
Oficina 1: A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA COMO FERRAMENTA DE PERSUASÃO
Dia: Quarta, 17/11 (ATENÇÃO: TRANSFERIDA PARA 19/11))
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Esp. Marcelo Nunes Oliveira (CATHEDRAL)
Oficina 2: COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA ESCRITA
Dia: Quarta (17/11)
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Ms. Alfredo Lopes Costa (UFMT)
Oficina 3: A TRANSGRESSÃO GRAMATICAL NA LINGUAGEM DA PROPAGANDA
Dia: Quinta (18/11)
Vagas limitadas: 30 participantes (máximo)
Ministrante: Profª Ms. Eloísa de Oliveira Lima (UFMT)
Resumo: Quando se elabora um texto, busca-se obter determinado efeito sobre seu receptor. No caso do gênero propaganda, o objetivo é sempre persuadir. O autor, portanto, alicerçado em seus conhecimentos de linguagem, subverte a norma, na dose certa, como estratégia comunicativa, criando efeitos de sentido que vão além das regras gramaticais impostas.
Palavras-chave: gramática, propaganda, linguagem.
Oficina 4: O PERFIL DO PROFISSIONAL DO SÉCULO XXI
Dias: Quinta e sexta (18/11 e 19/11)
Ministrante: Prof. Esp. Paulo de Sá Filho (AHANGUERA/UNIDERP)
Resumo: Ao contemplar o que nos cerca, observa-se que as mudanças são intensas e constantes, diante disso, torna-se peculiar, definir o perfil do profissional do século XXI, estabelecendo assim as habilidades exigidas. Nesse processo podemos estabelecer três habilidades que são fundamentais, são elas: resolver problemas, trabalhar em equipe e saber falar em público.
Oficina 5: TERMINOLOGIA COMUNICACIONAL: uma análise de termos das especialidades de Jornalismo e Publicidade
Dia: Sexta, 19/11 (ATENÇÃO: TRANSFERIDA PARA 17/11)
Vagas limitadas: 15 participantes (máximo)
Ministrante: Prof. Ms. Marcelo Marques Araújo (UFMT)
Resumo: Análise terminológica de algumas definições contidas no “Dicionário de Comunicação” (BARBOSA e RABAÇA, 2008) a fim de contrapor termos do dicionário com o uso desses termos em textos da especialidade comunicação.
T exto por: Alfredo Costa
Fonte: http://www.focaia.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, gostou do texto? Comeeenta e me ajuda a divulgar. =D!