segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Eleições 2010




Como sabemos, 2010 é um ano muito importante para o povo brasileiro, pois é ano de eleição.
O ano em que os próprios brasileiros e brasileiras decidem o futuro dos proximos 4 anos da nação.
Por isso é de extrema necessidade saber escolher e votar conciente, nada de vender voto, ou votar por que esse ou aquele candidato é mais bonito.
Você como eleitor e formador de opinião precisa estar atento não só nas propostas dos candidatos, como também na sua história e do partido a que ele pertence, Para depois, caso o dito cujo não comprir com suas obrigações você poder ter como cobrar.
Por isso aqui vão 7 dicas de como escolher um candidato:


1º Conheça o passado do candidato.


Um político que tenha exercido um mandato anterior de forma séria e competente, tem tudo para repetir o mesmo no futuro, da mesma forma que o irresponsável ou desonesto será sempre um grande risco. E política não é lugar para segunda chance (ou pelo menos não deveria ser). A melhor forma de conhecer um candidato a esse nível é estar constantemente atento, seja em período eleitoral ou não. Mas, caso você seja meio distraído, existem dois sites que podem ajudar: o Voto Consciente e o Transparência Brasil.
 
2º Promessas servem como indício da seriedade ou não de um candidato.


Nenhum candidato realmente preocupado em exercer bem seu cargo público vai prometer algo que ele sabe ser impossível de cumprir. O político sério sabe que governar é uma atividade complexa, que sofre a influência de muitas forças opostas e que muitos fatores fogem do campo de exercício de poder, portanto, preste muita atenção: quanto mais mirabolante for a promessa, pior; quanto menos explicação um candidado der de como vai executar certas promessas, mais possibilidades de ele ser um irresponsável;
 
3ºUm candidato nunca está só.

Procure saber quem financia as campanhas e quem são as pessoas por trás delas - do cara que assina os cheques ao sujeito que faz a segurança. Os apoiadores têm interesses, sejam legítimos ou ilegítimos, e a dedicação a um político não é gratuita, há sempre algum tipo de troca. Isso pode parecer uma coisa feia, mas não é, é assim que funciona a democracia, setores organizados da sociedade em busca de um objetivo, de um interesse comum. O que tem que se observar é se esses objetivos e interesses são ou não éticos e morais.
 
4º Não confunda política com futebol.

Futebol é um entretenimento, que você pode aproveitar com paixão. Mas se o seu time perde, isso não vai afetar sua vida, não vai mudar a quantidade de comida na sua mesa. Política deve ser vista com frieza, racionalidade e muito cuidado. Um mal político pode afetar sua vida de forma direta e irremediável. Escolha em como votar da mesma forma que você escolheria uma geladeira nova: ela deve cumprir com o prometido na embalagem da melhor forma possível e por um preço que você possa pagar. Na verdade, escolha um político melhor do que você escolheria uma geladeira; elas têm assistência técnica e dá para devolder, políticos não.

5º Nunca confie em quem não tem um plano de governo.
Esse cara é, muito provavelmente, um picareta ou, no mínimo, um irresponsável aventureiro;

6º Um candidato que compra votos não respeita o eleitor.
Se ele não respeita o eleitor durante a campanha, não respeitará depois dela;

7º Não vote em quem não consegue explicar as próprias propostas de campanha.

Ou ele entende pouco do que está falando, ou as propostas não são totalmente claras e, portanto, pouco estudadas e planejadas, ou ele simplesmente não quer dar qualquer satisfação sobre elas.
 
 
 
*Essas dicas podem ajudar, entretanto VOCÊ tem o poder nas mãos.


O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência, devendo comparecer a qualquer seção eleitoral ou posto exclusivo de justificativa, nos dias 3/10/2010 (para o 1º turno) e 31/10/2010 (para o 2º turno), munido do título de eleitor ou documento de identificação com foto (carteira de identidade, de motorista, de trabalho, passaporte ou certificado de reservista) e o requerimento preenchido. Isso é muito sérios pois o eleitor, enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, não poderá:.

inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subseqüente ao da eleição;
participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos Territórios, do Distrito Federal ou dos Municípios, ou das respectivas autarquias;
obter empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
obter passaporte ou carteira de identidade;
renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
obter Certidão de Quitação Eleitoral, conforme disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004.


Caso você esteja fora do país no dia da eleição,  basta comparecer no dia da votação à sede da embaixada ou repartição consular mais próxima de sua residência portando:

•Documento de identificação com foto
•Título de eleitor
•Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido.(Retirado no consulado.)


A justificativa eleitoral poderá ser feita também durante os primeiros 60 dias após o pleito, nas Missões Diplomáticas Brasileira, ou encaminhado via Correios, ao Cartório Eleitoral do Exterior (Cartório Eleitoral do Exterior situa-se a SEPN 510, Lote 7, Avenida W3 Norte, CEP 70.750-520. Brasília,DF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, gostou do texto? Comeeenta e me ajuda a divulgar. =D!